05 agosto, 2008

Pirenópolis - Igrejas e Monumentos









Igreja de Nosso Senhor do Bonfim


Construída por iniciativa do sargento-mor Antônio José de Campos, entre 1750 e 1754. Em 755 trouxe da Bahia a imagem de Jesus crucificado, em talha de madeira em tamanho natural. No interior da igreja, temos mais dois altares dedicados a Santa Luzia e Santa Bárbara.

A configuração do espaço interno é semelhante a outras construções daquela época, com nave, capela, coro, duas torres, sacristia e consistórios laterais. Um elemento interessante que esta igreja ainda possui e o púlpito, que em muitas outras foi destruído após a não mais utilização deste recurso nas missas. Este servia para que o pároco desse um sermão na língua nativa, uma vez que as missas eram em latim, e também para a leitura do evangelho.

Seu sistema construtivo é em taipa-de-pilão, barro socado dentro de formas na própria parede, numa estrutura de madeira (tipo gaiola) que sustenta o telhado, composto por telhas de barro, “tipo coxa”. O monumento foi tombado pelo IPHAN em 1988

É costume da população pedir a benção do Senhor do Bonfim antes de viagens, casamentos e do início de algumas manifestações folclórico-religiosas, como as Cavalhadas e a Folia do Divino. E ao retorno destas viagens ou manifestações também.



A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário


Símbolo da cultura local, a construção é considerada como o maior e o mais antigo monumento histórico de Goiás. Passou pelo abandono, a revalorização histórica, o infeliz incidente em que foi totalmente destruída pelo fogo e, mais uma vez, pela reconstrução. Para a alegria do povo de Pirenópolis e de todos os brasileiros.

A igreja está aberta à visitação aos sábados, domingos, segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07:00 às 11:00 h; e das 13:00 às 17:00h. Nas Terças e quartas ela é fechada. Cobra-se, a título de manutenção, uma taxa de R$1,00.

Texto com base em informações do Site: http://www.pirenopolis.tur.br/

Nenhum comentário: