30 novembro, 2008

Rio de Janeiro








Copacabana - Acho interessante esse aspecto do Rio de Janeiro, falo do contraste entre o luxo e a favela, que convivem muito próximos mas em espaços específicos, ou seja, existe uma fronteira que é física e imaginária e que respeitada pelos dois grupos sociais, mas que em alguns momentos é rompida pelos que querem uma oportunidade de usufruir da "democracia". O apartamento de luxo que convive com a favela ao lado. Em outras cidades, a exemplo de Brasília (DF), onde moro atualmente, talvez por ser a capital do país, os governos conseguiram empurrar os mais pobres para a periferia, no Rio isso não aconteceu, eles estão por perto, quase dominando a vida dos mais ricos.




Vista da Praia do Leblom

Pedra da Urca


Praia Vermelha - Segundo meu amigo Dig, no Sábado rola uma roda de samba da melhor qualidade. Não dexem de conhecer o Blog Casa na Estrada

Alô, Rio de Janeiro - aquele abraço!
Todo o povo brasileiro - aquele abraço!
O Rio de Janeiro continua lindo
O Rio de Janeiro continua sendo
O Rio de Janeiro, fevereiro e março…

(Gilberto Gil)

Praia e Forte de Copacabana




Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. Ocupando uma área de cerca de 114.000 m2, o Forte de Copacabana foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca. Sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas voltadas para o mar, de 12m de espessura, acolhe os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm) assentados em cúpulas encoraçadas e giratórias. Vinda de laguna, Santa Catarina, a 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, instalou-se no Forte de Copacabana iniciando a História da, á época, mais moderna praça de guerra da América Latina. O Forte de Copacabana foi palco do mais dramático acontecimento do Movimento Tenentista, que passou à História como a "Epopéia dos 18 do Forte", ocorrida em 05 de julho de 1922.




Texto e fotos originais do arquivo histórico do Fote de Copacabana - fonte: http://www.fortedecopacabana.com/


"Olha que coisa bonita, é ela que passa, um doce balanço, caminho do mar..." - Garota de Ipanema/Vinícius de Moraes
A cidade é linda, especialmente a Zona Sul, com suas praias maravilhosas. Principalmente Copacabana, com seu charme já expresso em versos musicais...



Copacabana
Dick Farney
Composição: João de Barro/Alberto Ribeiro

G C7 G D7
existem praias tão lindas, cheias de luz
G C7 B7
nenhuma tem o encanto que tu possuis
D7
tuas areias
G
teu céu tão lindo
A7 Am D7
tuas sereias sempre sorrindo
G C7 B7
Copacabana princesinha do mar
Em B7
pelas manhãs tu és a vida a cantar
C D7 G
e a tardinha ao sol poente
E7 A7
deixa sempre uma saudade
Am D7
na gente
G C7 B7
Copacabana o mar etermo cantor
Em B7
ao te beijar ficou perdido de amor
C D7 G
e hoje vive a murmurar
E7 A7 D7
só a ti Copacabana
G
eu ei de amar

Uma pena que diariamente, tenhamos apenas as notícias ruins sendo veiculadas em telejornais, pois o que o Rio de Janeiro tem para oferecer ao mundo são suas belezas naturais, sua culinária, sua música, suas mulheres lindas e, principalmente, a gentileza e simpatia do seu povo, que tive o prazer de conhecer e conviver nos dias em que estive naquela cidade.

Gostaria de agradecer ao Rio de Janeiro pela hospitalidade e desejar-lhe tempos melhores, em que todos, da zona norte, da zona sul, da leste e oeste, possam viver em paz e possam curtir o Rio sem preocupações.

Arcos da Lapa - A noite nos bares localizados na Lapa sempre promete um bom samba, cerveja gelada e muita gente interessante. Para quem está hospedado no Bairro de Copacabana o taxi custará cerca de R$ 18,00, barato se comparado a outras capitais brasileiras.

2 comentários:

Ta disse...

Olá! Adorei as fotos!! Um interessante conjunto de cartões postais que mostra as diversas faces do Rio. Parabéns!
Talita

Dig disse...

Enildo,
a prainha do Botafogo é a Pria Vermelha. local super bonito e interessante. Esztive lá numa noite de sábdo quando rola uma roda de samba.
abraços
dignart