23 junho, 2009

Buenos Aires (AR) - Feira de San Telmo

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial a Buenos Aires - Extraido do Site da Folha de São Paulo

Marque na agenda portenha: domingo (e só) é dia de ir a San Telmo. A principal característica do bairro, que fica ao sul de Buenos Aires, é a concentração de antiquários e galerias de arte que deixam qualquer um com vontade de redecorar a casa.

Apesar dos preços nem tão satisfatórios para o bolso brasileiro, San Telmo mantém o charme em mais de 30 antiquários, entre 200 pontos comerciais. Lá, galerias de artes promovem leilões.

Todo domingo, de manhã à tarde, a pracinha da famosa feira de antiguidades de San Telmo é ponto obrigatório. Não precisa comprar nada, mas vá, dê uma volta entre as barracas, coma e beba por lá.

Nas barracas, vendem-se talheres, bandejas de prata, mesas, cadeiras, luminárias, tudo de época.

Por ser ponto de concentração turística, artistas se apresentam nas ruas de San Telmo, desde os dançarinos de tango até os que fazem performances de estátua viva, todos pintados de branco, prata ou dourado, em troca de uma moedinha em peso.

Além dos bares, cafés e restaurantes, San Telmo abriga também uma das mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires, a El Viejo Almacén, que oferece jantar e show.

O bairro também tem igrejas e museus para quem quiser esticar a visita após a feirinha. Em San Telmo, há ainda o Mercado de las Luces, onde há artesanato, antiguidades, pedras, livros e artistas plásticos, e a entrada é gratuita.



Chama a atenção o número de artistas que se apresentam nas ruas. Música, dança, especialmente o tango e performances teatrais. Um verdadeiro celeiro de cultura. Aliás esta é uma característica do povo argentino que destaco muito positivamente.







Cansados de caminhar, ao final da da feira, nos deparamos com este café, que aparentemente simples, ofereceu-nos um maravilhoso "Submarino", uma taça grande de leite quente e uma barra de chocolate, acompanhado das famosas médias lunas. Assim como acontece com o nosso pão de queijo, na Argentina em todos os lugares é possível saborear esta espécie de croissant.

Veja também na Argentina as fotos do Cemitério La Recoleta

Nenhum comentário: